METROPOLITAN MUSEUM 1170 VR
MASP VAN GOGH 1170 VR
TEAM LAB BORDERLESS TOKYO 1170 VR
MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES 1170 VR
MUSEU ADÉLIO SARRO 1170 VR
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL SANTIAGO DO CHILE 1170 VR
MUSEU MARMOTTAN MONET VR 3

UM BREVE CONCEITO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE TOUR VIRTUAL 3D NA ÁREA CULTURAL.

Este artigo discute o desenvolvimento digital da curadoria em aplicações de expressão cultural, como museus e galeria de arte, com foco na perspectiva da experiência do usuário.

O uso da tecnologia digital melhora o processo de produção em museu e galeria de arte convencionais e facilita bastante a interação entre espectadores e as coleções.

Desde tempos imemoriais, a maneira como o museu tradicional faz suas exposições são limitadas apenas a levar o público a showrooms para ver as obras de arte originais, no entanto, devido a limitações de fatores como espaço para exposições, locais e horários, o número total de contatos diretos com exposições é em minoria. Portanto, um papel importante de um museu é fazer com que suas heranças se tornem parte de nossa vida, muito parecido com as funções de uma biblioteca. Com base nessa aspiração, a curadoria digital de um museu tornou-se uma busca comum nos setores acadêmico e público.

A tecnologia e o impacto social desempenham um papel complementar entre si na digitalização de museus.
O valor e a função do patrimônio cultural são realizados através do compartilhamento de conhecimento e troca de ideias. Portanto, o foco do museu digital deve estar na experiência do visitante e não na tecnologia em si.
No entanto, sem os auxílios da tecnologia avançada, tais objetivos não podem ser materializados de forma eficaz.

OS DESAFIOS DA CURAÇÃO DIGITAL NO MUSEU

Os desafios envolvidos na criação de museus digitais podem ser divididos em duas dimensões: o uso de tecnologias e o aprimorando das experiências do usuário.

É verdade que um museu digital de sucesso exige uma boa tecnologia; também é verdade que o sucesso não pode vir sem considerar o aspecto do compartilhamento do patrimônio cultural. Existem, no entanto, muito poucos estudos sobre a área de experiência do usuário.

Abaixo descrevemos os aspectos da vivencia do usuário e as estratégias que ajudam a aprimorar a experiência do visitante em um museu através da tecnologia digital. Discutiremos como o uso da tecnologia pode melhorar a produção, processar e aumentar a comunicação e interação entre espectadores e coleções em museus e galerias de arte.

MUSEU VIRTUAL VERSUS MUSEU FÍSICO

O movimento de digitalização de museus está em andamento há mais de uma década desde o início do século XXI. O termo “Curadoria digital” surgiu pela primeira vez em um seminário acadêmico convocada pela Digital Preservation Coalition e pela British National Space Center, em Londres, em 2001, para discutir a melhoria do sistema de informação de arquivo aberto padrão do Modelo de Referência OAIS (Open Archival Information System) e compartilhamento de conhecimento de curadoria digital em vários campos. No entanto, o enorme o avanço da tecnologia da informação transformou o processo de digitalização para se tornar mais progressivo e diversificado. Assim, o museu virtual tornou-se uma plataforma onde o museu se conecta com seus clientes fora do edifício do museu. Muitos museus conhecidos estão comprometidos em criar seu ambiente virtual, colocando as informações digitalizadas em suas páginas da web ou colocando sua base de dados como guia turístico através de dispositivos portáteis.

A característica comum desses esforços é que as informações podem ser recebidas pelos visitantes de maneira mais rápida e fácil, sem tempo e limite de espaço.

Os museus estão interessados ​​em digitalizar suas coleções, não apenas para preservar o patrimônio cultural, mas também para conteúdo informativo acessível ao público em geral de maneira atraente. Tecnologias emergentes, como VR (realidade virtual), AR (realidade aumentada) e Web3D estão sendo amplamente usados para criar exposições virtuais, tanto em um ambiente de museu e galerias de arte através de quiosques informativos quanto na internet.

Tecnologias da informação, aprimoradas por ferramentas de visualização tridimensionais podem fornecer ajuda valiosa para atingir os objetivos mencionados acima. Além disso, seu uso por uma ampla variedade de instituições culturais, como museus, tornar-se mais fácil devido ao crescente desenvolvimento de técnicas interativas e de novos softwares de tecnologia da informação e hardware, acompanhados por uma redução no custo. Essas informações tecnologias fornecem soluções para questões de limitação de espaço, o custo considerável das exposições e as preocupações do curador com relação à fragilidade de alguns artefatos do museu.

Conferências atuais destacam a importância de introduzir novas tecnologias em museus. A utilidade e os benefícios potenciais para museus das tecnologias emergentes, como Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (RA) foram bem documentadas por vários pesquisadores.

Nos anos 90, museus influenciados pela Nova Museologia, começaram a mudar a maneira como transmitiam as informações de contexto das exposições ao público em geral. Houve uma mudança no conceito de museologia no sentido de considerar que o contexto de um artefato cultural era mais importante que o próprio item. Por meio de métodos e ferramentas inovadoras e aproveitando o potencial da internet como fonte de informação, museus virtuais foram criados. Eles fizeram o conteúdo e contexto das coleções de museus mais acessíveis e atraentes ao grande público e enriqueceu a experiência do museu.

As exposições virtuais on-line são reconhecidas como importantes contrapartes complementares às exposições. Ultrapassa restrições de espaço, tempo e localização e permite que visitantes globais acessem esses tesouros inestimáveis ​​e empolgantes que são armazenados em museus, arquivos e outras instituições 24 horas por dia 7 dias por semana 365 dias por ano. 

Tecnologias como Tour Virtual 3D podem oferecer experiências alternativas à “coisa real” e abrir outras oportunidades que incluem aprendizado, mais conteúdo além de exposições físicas, participação ativa e contribuição dos visitantes por meio de fóruns, compras on-line e outros.

Abordamos uma questão importante que é a disponibilização de artefatos valiosos às massas enquanto desempenha o papel de custódia de tesouros nacionais e internacionais.

É improvável que os usuários façam visitas a essas instituições a menos que estejam cientes de suas coleções e propriedades.

Tour’s virtuais acoplados à funcionalidade educacional podem promover a instituição como centro de aprendizado e incentivando usuários para visitar e acessar mais artefatos via informações de objetos. Essa demonstração da relevância institucional e valor social através de um forte perfil público e altos índices de uso podem ser usados ​​para ajudar a proteger financeiramente e obter recursos adequados para a sobrevivência, sustentabilidade e crescimento para o futuro. Como tal, a divulgação através de Realidade Virtual (RV) é visto como uma importante atividade estratégica que precisa ser planejado e executado adequadamente.


PRESERVAÇÃO DIGITAL

Razões para agir e enfrentar desafios na preservação dos museus.

As instituições do patrimônio cultural precisam preservar o passado e o futuro do patrimônio cultural, e pra isso estão usando um crescente número de recursos digitais. Especialmente durante a última década, com a quantidade de recursos tecnológicos adquiridos pelas instituições que estão crescendo rapidamente. Por esse motivo, é de grande importância proteger esse material que abrange o novo patrimônio virtual e a história da humanidade.

DEFINIÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL 

O patrimônio cultural é o legado de artefatos físicos e atributos intangíveis da sociedade herdados das gerações passadas. Os artefatos físicos incluem obras de arte, literatura, música, artefatos arqueológicos e históricos, bem como edifícios, monumentos e locais históricos, enquanto atributos intangíveis compreendem costumes sociais, tradições e práticas frequentemente baseadas em crenças estéticas e espirituais e tradições orais. Atributos intangíveis, juntamente com artefatos físicos, caracterizam e identificam a distinção de uma sociedade.

Os artefatos do patrimônio cultural são, em maior ou menor grau, únicos e insubstituíveis. Isso coloca uma série de questões econômicas além da questão imediata de quanto as pessoas estão dispostas a pagar para consumir (usar, ver, experimentar) diferentes bens culturais. Quanto as pessoas estão dispostas a pagar para preservar o patrimônio cultural para as gerações futuras?

O objetivo é explorar como os métodos de apresentação podem ser usados ​​para valorizar o patrimônio cultural.

“UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS”

Conteúdo visual é extremamente importante, pois nos instiga a prestar atenção em algo.

As instituições do patrimônio cultural desempenham um papel importante na preservação e no acesso a materiais do patrimônio cultural, e a digitalização dessas coleções se tornou uma tarefa essencial para o cumprimento dessa função. Os profissionais da informação devem envolver as ferramentas e práticas da digitalização para capturar, preservar e disseminar a cultura visual para a posteridade. Aqui analisamos as questões com as quais os profissionais da informação devem estar familiarizados, para que possam formar estratégias eficazes para projetar, financiar e gerenciar projetos de digitalização. Decisões sobre digitalização interna ou terceirizada, custos, pessoal, colaboração, benchmarking, avaliação de qualidade e sistemas de gerenciamento de conteúdo deve ser determinado com base no que é mais econômico e benéfico para a instituição anfitriã.

BRASIL 3D | REALIDADE VIRTUAL

TOUR VIRTUAL 3D LASER MATTERPORT – A iniciativa para lançar esses serviços no Brasil, foi a de contribuir com um Tour Virtual 3D inovador, de incrível realismo e interatividade, que proporcionasse uma experiência única de navegação para museus e galerias de arte, tornando esses espaços acessíveis as pessoas como se elas estivessem realmente visitando o local, com melhor fluidez, permitindo uma compreensão maior do espaço e consequentemente valorizando a arquitetura, a arte, o artista e os profissionais do setor.

Essa tecnologia de imersão possibilita ao usuário conhecer e interagir com o espaço visitado, clicando em Tag’s fixadas em objetos dentro do Tour Virtual 3D, possibilitando a visualização de textos, fotos, link’s e vídeos sobre o objeto de interesse. Com tecnologia totalmente responsiva pode ser visualizada de qualquer computador, tablet, dispositivo móvel e óculos de realidade virtual. Do ponto de vista comercial a empresa patrocinadora será acessada por milhões de pessoas do mundo inteiro e poderá contar um pouquinho da sua história.

ENUMERAMOS AQUI ALGUMAS VANTAGENS DE SE UTILIZAR TOUR VIRTUAL 3D MATTERPORT COM ESSA NOVA TECNOLOGIA PARA PASSEIOS VIRTUAIS:

1- Nossos museus poderão ser acessados por qualquer pessoa ou instituição em qualquer parte do mundo.

2- Educadores nacionais e internacionais poderão acessar nossos museus em salas de aula. O Tour Virtual 3D poderá ser usado como ferramenta viva de consulta e estudo para colégios e faculdades despertando o interesse dos professores e alunos em visitar presencialmente o local.

3- Professores podem orientar os alunos por um tour virtual compartilhado, direcionando seu foco e usando as informações integradas para explicar mais sobre o que estão vendo.

4- Mantem um histórico cronológico das exposições para serem acessadas a qualquer momento do ano mantendo as exposições e objetos do museu resguardadas, vivas e seguras.

5- Promove exposições de arte de forma diferenciada proporcionando uma visualização moderna do museu e sua arquitetura, do acervo, do artista e instituições envolvidas.

6- Essa tecnologia está pronta para uso com óculos de realidade virtual com total imersão.

7- Inserção de “informações técnicas” em objetos ou obras de arte dentro do Tour Virtual 3D nos quais uma pessoa pode clicar para obter detalhes. Isso significa que você pode informar ao espectador qualquer coisa exclusiva sobre objetos, obra de arte ou áreas do museu e também para divulgação institucional. Por exemplo, se a museu tiver um objeto de arte, você pode fornecer informações sobre o artista, a história e o significado desse objeto. E isso na forma de textos, links, fotos, vídeos e Pdf, todos numa mesma “Tag”. Essas informações podem ser trocadas a qualquer momento que haja necessidade através de um painel administrativo.

8- O Tour Virtual 3D eleva o status do museu, pois seu conteúdo é visto de maneira diferenciada e com riqueza de detalhes. Sabe-se que 90% das informações processadas pelo cérebro humano são visuais. Esse tipo de conteúdo é compreendido 60 mil vezes mais rápido do que os textos.

9- Inserção do museu no Google Maps/Street View através de uma parceria que temos com a Google (museus inseridos no Google Street View são os mais visitados atualmente).

10- O museu pode ser visualizado em 3D.

11- Fácil incorporação dos passeios virtuais nas páginas web do museu aumentando o tráfico de visita e permanência no site.

12- Possibilidade de reescaneamento de uma área específica do museu ou exposição de arte mantendo o restante do Tour Virtual 3D intacto, reduzindo assim custos e tempo.

13- A plataforma permite ao usuário navegar de forma fluida e interativa permitindo que eles desfrutem de uma experiência verdadeiramente imersiva.

14- Visitas 24 horas por dia 7 dias por semana 365 dias por ano.

15- Tecnologia totalmente responsiva que funcionam perfeitamente em celulares, tablets e computadores com tempo de carregamento muito rápido.

16- Tecnologia de Tour Virtual 3D mais moderna e fluida da atualidade.

17- Possibilidade de fornecimento de nuvem de pontos do local escaneado para estudo de Layout e medidas.

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